MATEMÁTICA DE LANCHONETE

 
 
Começou na época da faculdade, final dos anos 70. A cabeça fervilhando das aulas de Cálculo e Álgebra Linear, os neurônios suados, mas tão excitados que nem sequer pensavam em relaxar, e as intermináveis filas da lanchonete no intervalo das aulas. Resultado: ficar analisando a tabela de preços.

Hamburger: 2,00 - Hamburger com Ovo: 2,20
Cheeseburger: 2,40 - Cheeseburger com Ovo: 2,70

Isso estava errado. Contrariava todos os princípios lógicos. Se subtrairmos um Hamburger simples de um Hamburger com Ovo, teremos 1 (um) ovo. Se subtrairmos um Cheeseburger simples de um Cheeseburger com Ovo, também teremos 1 (um) ovo. Por quê o ovo do Cheesburger é mais caro que o ovo do Hamburger?

Os neurônios ficavam mais excitados ainda com essa inconsistência. Deveria haver uma explicação - mas qual? Será que o queijo derretido tornava mais difícil a fritura e posterior colocação do ovo no sanduíche, e esses 0,10 adicionais representariam o acréscimo de gás e mão-de-obra? Não, não. Ficava observando a moça da chapa - e não importava se era para um Cheeseburger ou para um Hamburger, os ovos eram fritos da mesma maneira, todos juntos num canto da chapa. Não havia explicação lógica.

Outras incoerências apareciam. A diferença do Cheese-Salada para o Hamburger-Salada deveria ser somente o queijo. Mas esse queijo não valia os 0,40 da diferença do Cheeseburger para o Hamburger - normalmente o Cheeseburger-Salada era mais caro uns 0,30 que o Hamburger-Salada. Mais um mistério.

O Misto Quente, além das duas grafias -a normal e a "Mixto Quente" - também poderia ter dois valores válidos. Numa primeira abordagem ele deveria custar a média entre o preço do Presunto Quente e do Queijo Quente, supondo que os três sanduíches levassem a mesma quantidade de recheio (ou seja, o Misto Quente levaria meia porção de queijo e meia porção de presunto). Numa outra abordagem, o Misto Quente deveria custar mais caro que os outros dois, se levasse toda a quantidade de queijo de um Queijo Quente e toda quantidade de presunto de um Presunto Quente. Mas os preços não batiam em nenhuma das duas abordagens.

A situação se complicava ainda mais quando era utilizado o preço do Pão com Ovo para subtrair do Misto com Ovo, obtendo dessa forma o preço do "queijo mais presunto". Bastava então subtrair o preço do "queijo mais presunto" do valor do Misto Quente para obter o preço de duas fatias de pão de forma. Mas às vezes esse valor do pão de forma, se aplicado a outro sanduíche como o Americano ou Bauru, provocava um resultado negativo no preço de outro ingrediente...

O cérebro ficava dando voltas, os neurônios se exercitando, o tempo passando...

Muitos anos depois, e muitas moedas e planos econômicos depois, sempre que vou a uma lanchonete tento resolver mentalmente as equações da tabela de preços.

Em vão. É muito raro encontrar uma lanchonete com preços coerentes. As equações continuam sem solução. A Matemática, definitivamente, ainda não chegou nas tabelas de preços de nossas lanchonetes.
 

 


incluído em 04/09/2001
©2001 Mario Jorge Dourado - Direitos Reservados
não pode ser reproduzido sem autorização do autor